Melhores alimentos Probióticos para sua saúde

Provavelmente em alguma vez em sua vida você ouviu falar sobre probióticos e alguns benefícios deles, nesse artigo iremos falar sobre 3 alimentos que tem a melhor característica de um probiótico.

Certamente alguns dos benefícios que você ouviu falar sobre eles é que ele ajuda na flora intestinal e age limpando tudo que seu organismo não aceita, não é mesmo?

Mais antes de falar mais afundo sobre os alimentos probióticos iremos explanar um pouco sobre o que é probiótico e para que servem, ok?

Alimentos-Probioticos
Alimentos Probióticos

O que são Probióticos e para que servem?

Em uma maneira mais sucinta e simples para você entender melhor o probiótico é um alimento onde existem bactérias boas para nosso organismo, fazendo um trabalho de limpeza em nosso organismo principalmente em nosso intestino.

Mas de uma maneira mais complexa os probióticos são um grupo alimentar que contêm micro-organismos vivos como (lactobacilos, leveduras e outras) cuja sua ingestão traz benefícios à saúde.

Sendo que os probióticos mais conhecidos no mercado são os leites fermentados e os iogurtes naturais. Mas também há probióticos na forma de pó ou cápsulas que não vamos falar aqui pois o intuito é trazer informações de alimentos naturais e saudáveis para nossa saúde.

Também são muito conhecidos os probióticos o kefir, kombucha e coalhada, que são produzidos artesanalmente, e seus nutrientes são melhores e mais concentrados do que os iogurtes e leites fermentados. Então decidimos trazer esses 3 alimentos e falar um pouco de cada um.

Por isso esses 3 alimentos são considerados os melhores probióticos, por que você consegue fazer em casa com apenas ingredientes de fácil acesso como agua ou leite ( e é lógico tendo o kefir ou a kombucha).

Agora iremos explanar sobre o Kefir, kombucha e coalhada, nos acompanhe.

1.Kefir

Para quem não sabe o kefir é originário das Montanhas de Caucaso, seu nome deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver” podendo ser chamado de Quefir

Para fazer a produção de kefir, necessita dos “grãos de kefir” que nele existe uma colônia de bactérias boas, podendo fazer a submersão deles em leite ou água açucarada, assim os microrganismos irão se alimentar dos substratos e fermentar o meio de cultura, assim transformando em um alimento probiótico.

Mais como disse existem 2 tipos de culturas o Kefir de leite e Kefir de água e vou explicar um pouco de cada um.

Kefir de Leite.

O kefir de leite é feito através da submersão dos grãos de kefir em qualquer tipo de leite podendo ser leite de vaca, ovelha, cabra, etc.

Sua fermentação pode ser concluída em 36 horas tudo dependo do que você quer produzir, desde iogurte de kefir mais também como cream cheese de kefir até mesmo queijo e kefir, com isso as horas podem aumentar.

O kefir de leite se alimenta do substrato do leite chamado de lactose e outros e por isso cria uma cepa de bactéria diferente do kefir de agua.

Kefir de Água.

O kefir de água é um pouco diferente do kefir de leite pois como a água não tem energia para alimentar as bactérias do grão de kefir, temos que adicionar um pouco de açúcar para ter energia e as bactérias fermentarem.

Pode ser qualquer tipo de açúcar, mascavo, açúcar cristal, demerara, etc. mudando de coloração de acordo com o açúcar que utilizar. Mas vou adiantando não utilize adoçante nem liquido ou em pó.

Sua fermentação pode ser concluída em 36 horas, podendo ser feito, refrigerantes naturais, sucos com frutas e até alimentos sólidos.

O kefir de água se alimenta do substrato do açucar e por isso cria uma cepa de bactéria diferente do kefir de leite.

2.Kombucha.

Kombuchá ou Kombutcha é uma bebida ácida, adocicada e gasosa obtida a partir da fermentação do chá por uma cultura de bactérias e leveduras, que pode conter até 40 microrganismos e formar uma gelatina na superfície. Chamamos a esta cultura “mãe” ou “scoby”.

Podendo ser produzido com qualquer tipo de chá (Camellia sinensis), mas também podem ser usadas outras infusões como o mate. Algumas pessoas fazem-no com café ou infusão de hibisco.

Seu sabor é médio, picante, um pouco doce muito parecido com o do vinagre de maçã. No início você vai achar estranho, mas como tudo pode ser adaptado, você pode adicionar suco de frutas concentrado ou aromatizar com gengibre ou ervas para torna-lo mais agradável.

3.Coalhada.

A coalhada é a mais simples de todos, mais não é por isso que não deve dar o valor nesse alimento natural, pois ele é muito consumido em todo o mundo.

A coalhada segue o mesmo caminho do kefir mais não é utilizado grãos de kefir para a fermentação e sim enzimas biológicas que fazem a quebra da lactase deixando assim o leite duro separando a massa do leite do soro.

Alem disso é um ótimo probiótico e e tem poucas calorias, a coalhada melhora a imunidade e fortalece os ossos e os dentes.

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