Para que serve o colágeno?

O colágeno é uma substância que traz grandes benefícios ao nosso corpo. É responsável por aproximadamente um quarto da proteína total e está presente na pele, ossos, ligamentos, tendões e cartilagens , proporcionando resistência e elasticidade, além de ser essencial para músculos e órgãos.
 
Em suma, o colágeno mantém um grande número de componentes do corpo humano em equilíbrio e é a principal substância que confere elasticidade à pele, evitando rugas .
 
Da mesma forma, o colágeno também é encontrado em vários alimentos e consumi-los favorece que o desgaste natural desta substância em nosso corpo seja mais lento. Entre o tipo de alimentos que contêm colágeno incluem:
 
  • Ácidos graxos: especificamente ômega 3, 6 e 9, que ajudam a regular os hormônios, intervindo no processo de produção de colágeno. Esses ácidos estão presentes em alimentos como nozes e salmão.
  • Vitamina A: ajuda a atuar como adjuvante na síntese de colágeno. Esta vitamina é encontrada em vários alimentos, especialmente em cenoura e melão.
  • Vitamina C: ajuda a destruir compostos que promovem a eliminação do colágeno. Esta vitamina é encontrada especialmente em frutas como morangos, laranjas e tangerinas.
 
para que serve colágeno
 

O colágeno é encontrado naturalmente no corpo humano, mas ao longo dos anos se desgasta.

 
Quando o colágeno começa a faltar no corpo , ocorrem uma série de alterações , como aparecimento de rugas, flacidez, perda óssea, desconforto nas articulações e até a chegada de doenças degenerativas.
 

Ingerir colágeno como suplemento

 
colágeno é uma molécula que faz com que os tecidos de vasos sanguíneos que vão direto para o coração , por isso a ingestão de suplemento de colágeno ajuda até certo ponto, prevenir doenças cardiovasculares fortalecendo diretamente o sistema cardiovascular.
Quando se trata de ingerir colágeno, os profissionais recomendam que a dose diária seja de dez gramas por dia , não mais. Além disso, é importante saber que tipo de produto você escolherá, especialmente porque não deve incluir produtos químicos, açúcares ou aditivos.
No entanto, antes de consumir colágeno, você deve consultar seu médico para que ele possa estabelecer a dose correta.
 
 

Para que serve o colágeno?

 
1. Rejuvenescimento: o colágeno oferece flexibilidade aos tecidos do corpo, fazendo com que a pele se torne elástica e as rugas diminuam.
2. Possui vitamina C e ácido hialurônico. Nas células, o ácido hialurônico é produzido pela ação de enzimas com a capacidade de reter grandes quantidades de água.
3. Melhora as articulações devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
4. Benefícios em cabelos e unhas, porque ajuda as fibras capilares a ficarem mais fortes e as unhas ficarem mais fortes.
 

Colágeno: estas são as razões pelas quais você deve começar a tomá-lo

Jennifer Aniston, Madonna ou Cameron Díaz, entre outros, confessam aceitá-lo. Você precisa de mais motivos para se juntar a esta tendência? Nós damos a você.

1- O colagênio é a proteína mais abundante no nosso corpo. 

À medida que envelhecemos, a capacidade de sintetizar diminui e, em certas situações (excesso de peso, atividade esportiva excessiva, …), o desgaste acelera. É por isso que é recomendável ingeri-lo como um complemento à dieta e existem várias razões para não adiar demais.

2- Não é fácil absorvê-lo nas refeições.

“Os alimentos que contêm colágeno geralmente são descartados ou consumidos em pequenas quantidades (pele e ossos de peixe, cartilagem em carnes, caldos, geléias …)”, diz Mari Luz García Toro, diretora de comunicação da Arkopharma, que explica que o colágeno que comemos nos alimentos deve primeiro ser hidrolisado, fracionado em aminoácidos, para ser absorvido e atuar no organismo. “A pirâmide nutricional atual já indica que em nossa dieta os suplementos alimentares são essenciais”, diz a Dra. Sara Segovia, diretora médica do Code372 .

3- Nos certificamos de pegar o caminho certo.

Não apenas em quantidade; Mari Luz García Toro observa 10 g como a dose diária recomendada. Mas quanto ao tipo de colágeno. Mais de 20 foram descritas, sendo as mais importantes tipo I e tipo II. “O colágeno tipo I é encontrado principalmente nos ossos, tendões, córnea, discos intervertebrais e pele”Mari Luz lista que explica, a maneira como suas fibras são agrupadas, fornece aos órgãos que a contêm, flexibilidade e resistência ao mesmo tempo.

“O colágeno tipo II é o principal componente dos tecidos cartilaginosos, embora também seja encontrado em discos intervertebrais e em vários estágios embrionários” , diz o diretor de comunicação da Arkopharma.

Meritxell Martí, farmacêutico e proprietário da Farmacia Meritxell (Andorra), acrescenta que, com suplementos de colágeno, a dose é muito maior e mais eficaz do que o que podemos comer com alimentos e, além disso, garantimos que aquele que tomamos seja o dinheiro para o que queremos: “Geralmente tipo I e III para a pelee tipo II para juntas ”.

4- Você tem mais de 25 anos e / ou é atleta?

“A partir dos 25 anos , 1,5% ao ano começa a se perder” , diz Segovia, que recomenda começar a levá-lo para lá. “Não vamos dizer que depois dos 40 é quando o processo de oxidação do nosso corpo começa, então considero essencial”, diz ele . A ingestão de colágeno combate a flacidez , não apenas do rosto, mas de todo o corpo.

“Existem estudos que mostram que a densidade das fibras de colágeno dérmico aumenta e ajuda a suprimir os danos causados ​​pela radiação na derme”, diz Mari Luz García Toro. Mas a maioria dos estudos médicos publicados se refere ao seu efeito na degeneração da cartilagem (osteoartrite).

Meritxell Martí diz que “o colágeno também ajuda a melhorar a massa muscular e a fortalecer todas as fibras ao redor da articulação, o que contribui para apoiar e não ser forçado tanto” . Se, além disso, o produto contiver outros ingredientes ativos, como ácido hialurônico, magnésio ou açafrão, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, eles melhorarão a cartilagem e evitarão desconforto por desgaste ou fricção.

5- Outros benefícios demonstrados

A Dra. Sara Segovia diz que existem vários estudos médicos publicados que demonstram a eficácia dos suplementos de colágeno tomados por via oral, não apenas na pele (que inclui cabelos e unhas ) e nas articulações, mas também “nos ligamentos , humor vítreo, dentes e gengivas. É a cola do nosso corpo (o nome vem de colla e gemen) e nos fornecerá a força e a estrutura de nossos órgãos ”, diz ele.

6- Previne e cura

ingestão de colágeno pode impedir a degeneração da cartilagem e também promover sua regeneração, dependendo do tipo de colágeno que eles contêm.“Idade, lesões ou até excesso de peso iniciam um processo imunológico contra o colágeno que é destruído e causa um processo inflamatório no corpo.

É aqui que o colágeno tipo II é muito importante, pois através do contato no intestino é capaz de neutralizar essa resposta imune e impedir a degradação do colágeno ”, explica Mari Luz, que garante que seu consumo diário favorece a eliminação de tecidos danificados e sua substituição por material saudável.

7- Geralmente é muito bem acompanhado.

As preparações farmacêuticas geralmente contêm em sua fórmula outros ingredientes que melhoram a eficácia do colágeno.”Como o ácido hialurônico (tem uma função estrutural e proporciona firmeza), a vitamina C (promove a síntese de colágeno), a glucosamina (que fornece elasticidade às articulações) …” , lista Mari Luz. Meritxell afirma que o que formulou “é um excelente complexo de suplementos nutricionais de origem natural, além de conter ativos que impedem o acúmulo de toxinas no sistema digestivo que interferem na absorção desses ativos” , e ressalta que melhora a luminosidade hidrata a pele, evita a flacidez e contém antioxidantes que a preservam do envelhecimento.

8- Os efeitos são notados imediatamente

Embora os benefícios dos nutricosméticos sejam percebidos cada vez melhor a longo prazo, o Dr. Segovia diz que, com a ingestão de colágeno”Notaremos em 10 dias uma melhora nos cabelos e unhas. Em 2 ou 3 semanas, em nossa pele e nas articulações, após 6-8 semanas . ” Meritxell garante que desde o primeiro dia haja maior luminosidade e energia em a pele, aos 15 dias, é percebida como mais hidratada e elástica e, em um mês, mostra que melhora a firmeza.8-

9- Não tem contra-indicações e é vitalícia

Nas doses recomendadas, esses suplementos não têm contra-indicações, “exceto alergias a um dos componentes da preparação “, diz Mari Luz García Toro. Pode ser tomado continuamente pelo tempo desejado. ” É como se gostaríamos de comer maçãs todos os dias e perguntar se podemos ou devemos descansar “, exemplifica Mertxell. O Dr. Segovia recomenda tomá-lo regularmente “, como foi demonstrado que, quando paramos de fornecê-lo por 15 dias, nossos níveis de colágeno começam a diminuir novamente” .

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